SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Diets with reduced levels of nutrients supplemented with phytase and amino acids for broilers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

CASTRO, Jaqueline de Oliveira et al. Estimativa do peso dos ovos de codornas japonesas por meio da teoria dos conjuntos fuzzy. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.1, pp. 108-116. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000100014.

A cotornicultura é uma alternativa na produção animal que, pelo baixo investimento, rápido retorno do capital investido, utilização de pequenas áreas e à gereção de novos empregos, tem despertado grande interesse no Brasil. Neste trabalho, objetivou-se desenvolver um modelo baseado na teoria dos conjuntos fuzzy para a predição do peso de ovos de codornas japonesas. O modelo fuzzy proposto foi elaborado com base em dados experimentais oriundos de medições em campo, bem como da literatura, a respeito da influência do ambiente sobre o peso de ovos de codornas japonesas de postura. Para o desenvolvimento do sistema fuzzy, foram definidas, como variáveis de entrada, a temperatura de bulo seco (tbs, °C) e a umidade relativa (UR, %) do ar, sendo utilizadas curvas de pertinência trapezoidais e triangulares, respectivamente. O desvio absoluto entre os valores de peso dos ovos observados e os estimados pelo sistema fuzzy variou entre 0,01 g e 0,32 g, sendo o desvio médio de 0,14 g. O erro médio encontrado foi de 2,33 %, e o coeficiente de determinação (R2) foi igual a 0,668. O sistema fuzzy desenvolvido para estimar o peso dos ovos de codornas japonesas, com base na T e UR, proporcionou baixos valores de desvio absoluto e erro percentual, possibilitando estimar de forma realística o peso dos ovos em diferentes condições ambientais.

Keywords : Coturnicultura; sistema fuzzy; peso de ovos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English