SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Estimate of genetic parameters and predicted gains with early selection of physic nut familiesMorphology and pollen viability of Lolium multiflorum Lam. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência e Agrotecnologia

versión impresa ISSN 1413-7054

Resumen

TAVARES, Rulfe; VIANA, Alexandre Pio; BARROSO, Deborah Guerra  y  AMARAL JUNIOR, Antonio Teixeira do. Diversidade genética em genótipos de Cedro Australiano selecionados via modelos mistos. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 171-179. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000200005.

A crescente demanda por matéria-prima para múltiplos usos dos produtos florestais e subprodutos tem despertado o interesse para espécies de crescimento rápido, como o cedro australiano (Toona ciliata), que apresenta potencial produtivo e econômico. Neste trabalho, objetivou-se estimar a diversidade genética por marcadores de DNA e caracteres morfológicos com o uso dos modelos mistos. Os seguintes caracteres foram medidos e os genótipos foram amostrados aleatoriamente em diferentes áreas de plantio: diâmetro à altura do peito, altura, volume cilíndrico, distância entre nós e diâmetro de copa. Doze primers RAPD foram utilizados e geraram um total de 91 marcas, dos quais 82 foram polimórficas. A alta porcentagem de marcadores polimórficos, 90,10%, demonstrou que a discriminação nessa espécie é eficiente, mas ainda pouco estudada, para esse caso, podemos encontrar alta diversidade genética para aplicação em programas de melhoramento. A avaliação da diversidade genética pelo método UPGMA, utilizando os dados binários e morfológicas, foi eficiente em discriminar a diversidade presente entre os genótipos avaliados, otimizando a percepção dessa divergência. O uso de modelos mistos foi eficiente para avaliar a diversidade genética combinada para otimizar a seleção de genótipos com diferentes valores genéticos para o diâmetro à altura do peito.

Palabras llave : Marcadores moleculares; valores genéticos; planta lenhosa.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés