SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Estimativa de parâmetros genéticos e ganhos preditos com a seleção precoce de famílias de Pinhão-MansoMorfologia e viabilidade polínica de Lolium multiflorum Lam. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

TAVARES, Rulfe; VIANA, Alexandre Pio; BARROSO, Deborah Guerra  e  AMARAL JUNIOR, Antonio Teixeira do. Diversidade genética em genótipos de Cedro Australiano selecionados via modelos mistos. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 171-179. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000200005.

A crescente demanda por matéria-prima para múltiplos usos dos produtos florestais e subprodutos tem despertado o interesse para espécies de crescimento rápido, como o cedro australiano (Toona ciliata), que apresenta potencial produtivo e econômico. Neste trabalho, objetivou-se estimar a diversidade genética por marcadores de DNA e caracteres morfológicos com o uso dos modelos mistos. Os seguintes caracteres foram medidos e os genótipos foram amostrados aleatoriamente em diferentes áreas de plantio: diâmetro à altura do peito, altura, volume cilíndrico, distância entre nós e diâmetro de copa. Doze primers RAPD foram utilizados e geraram um total de 91 marcas, dos quais 82 foram polimórficas. A alta porcentagem de marcadores polimórficos, 90,10%, demonstrou que a discriminação nessa espécie é eficiente, mas ainda pouco estudada, para esse caso, podemos encontrar alta diversidade genética para aplicação em programas de melhoramento. A avaliação da diversidade genética pelo método UPGMA, utilizando os dados binários e morfológicas, foi eficiente em discriminar a diversidade presente entre os genótipos avaliados, otimizando a percepção dessa divergência. O uso de modelos mistos foi eficiente para avaliar a diversidade genética combinada para otimizar a seleção de genótipos com diferentes valores genéticos para o diâmetro à altura do peito.

Palavras-chave : Marcadores moleculares; valores genéticos; planta lenhosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês