SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Antifungal activity and ultrastructural alterations in Pseudocercospora griseola treated with essential oils author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

BARBOSA, João Paulo Rodrigues Alves Delfino et al. Ecofisiologia vegetal e as mudanças globais. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.3, pp. 253-269. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000300001.

As mudanças globais englobam importantes alterações nos padrões normais de processos bioquímicos e biofísicos da Terra. Os reais efeitos e retroalimentações das mudanças globais sobre a vegetação ainda são incertos. Parte das incertezas pode ser atribuída à falta de atenção de cientistas e políticos para a vegetação, enquanto componente do sistema terrestre. Entretanto, algumas questões sobre as mudanças globais poderiam ser mais bem esclarecidas por abordagens mais voltadas à ecofisiologia vegetal. Nesse artigo, alguns pontos relacionados e esses problemas, como as limitações em se abordar a vegetação como um componente estático da atmosfera enquanto outros subsistemas do sistema terrestre são dinâmicos, são discutidos. Dentro dessa perspectiva, essa revisão traz uma reflexão inicial do papel da vegetação, em termos de estrutura e funcionamento, no contexto das mudanças globais. Para isso, foi feita uma revisão das terminologias relacionadas às mudanças globais e ao sistema terrestre, buscou-se ilustrar alguns dos principais temas de pesquisa da ecofisiologia vegetal no contexto das mudanças globais. Foram feitas considerações em relação ao tratamento de plantas como sistemas complexos, o que é importante para o estudo de aspectos relacionados à sensibilidade, estabilidade e vulnerabilidade a variações ambientais. Finalmente, são discutidas alternativas que podem ser utilizadas para incorporar aspectos do funcionamento da vegetação, de forma dinâmica, em estudos de mudanças globais, considerando o desafio de mudança de escalas. Espera-se que essa revisão possa auxiliar pesquisadores subsidiando suas estratégias de identificação e compreensão dos efeitos potenciais das mudanças globais sobre os processos mais vulneráveis da vegetação, da folha ao globo.

Keywords : Ecologia da paisagem; modelagem da vegetação; sensoriamento remoto; problemas de escala; vulnerabilidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English