SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Performance of cycle diesel engine using Biodiesel of olive oil (B100) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054

Abstract

REZENDE, Adalgiza Souza Carneiro de et al. Leveduras como aditivo nutricional para cavalos em treinamento. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.3, pp. 354-362. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000300012.

O trabalho avaliou o efeito da suplementação com leveduras na dieta de equinos em treinamento, sobre a digestibilidade dos nutrientes e o desempenho metabólico dos animais. Doze equinos foram distribuídos em 2 grupos: Pr (equinos que receberam 20 g de probióticos diariamente) e Controle. A dieta foi composta de volumoso (haylage) e concentrado comercial e todos os equinos foram treinados durante 6 semanas. A digestibilidade dos nutrientes foi avaliada utilizando o indicador LIPE® (7 dias) e a coleta de fezes foi realizada durante cinco dias. Foi analisado MS, PB, DE, P, FDN, FDA, HCEL e lignina. Antes e após o treinamento, todos os cavalos foram submetidos a um teste incremental ergoespirométrico. Os equinos que receberam leveduras vivas apresentaram um aumento (p <0,05) de 4,1% na digestibilidade da HCEL. Após o treinamento, ambos os grupos apresentaram maior tolerância à fadiga, com um aumento na AT e no VO2max. O treinamento melhorou o desempenho dos animais, e a digestibilidade da hemicelulose e DE foi maior no grupo Pr, mas esses aumentos não melhoraram o desempenho desses animais.

Keywords : Aditivos nutricionais; equino; exercício; probióticos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English