SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4Níveis de isoleucina digestível sobre o desempenho, características de carcaça e peso de órgãos de fêmeas suínas (15 - 30 kg) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

MANSANO, Cleber Fernando Menegasso; STEFANI, Marta Verardino De; PEREIRA, Marcelo Maia  e  MACENTE, Beatrice Ingrid. Modelos de crescimento não-lineares para girinos de rã-touro. Ciênc. agrotec. [online]. 2012, vol.36, n.4, pp. 454-462. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542012000400010.

Descrever o crescimento animal em modelos não lineares permite uma avaliação criteriosa desse comportamento, além de revelar informações importantes da resposta a um determinado tratamento. Neste estudo objetivou-se avaliar o ajuste do crescimento em peso e comprimento total de girinos de rã-touro (Lithobates catesbeianus) em quatro modelos não lineares: Gompertz, Y = A exp (-exp (-b (t-T))); Von Bertalanffy, Y = A (1 - K exp (-B t))3; Logístico, Y = A (1+ K exp (-B t))-1 e Brody, Y=A (1 - K exp (-B t)). Foram utilizados 3.240 girinos, com peso médio inicial de 0,044g e comprimento total médio de 12,79 mm, no estágio 25 de Gosner. Os critérios utilizados para selecionar o modelo que melhor descreveu a curva de crescimento foram: o quadrado médio do resíduo (QMR); o coeficiente de determinação (R2); análise gráfica dos resíduos; desvio médio absoluto dos resíduos (DMA). Os dados apresentados para peso e comprimento total não se ajustaram ao modelo de Brody, assim como o modelo de Von Bertalanffy subestimou os pesos iniciais, mostrando dificuldade de interpretação biológica, indicando que esses modelos não são apropriados para essa espécie na fase aquática. Os modelos de Gompertz e Logístico são adequados para descrever o crescimento e comprimento de girinos de rã-touro em cativeiro.

Palavras-chave : Ranicultura; curva de crescimento; Lithobates catesbeianus.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês