SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Modelagem espacial e temporal da erosão hídrica em Latossolo vermelho distrófico com uso agropecuário numa sub-bacia hidrográfica do sul de Minas GeraisTorta de Crambe (Crambe abyssinica hochst) na alimentação de cordeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054

Resumo

CRUZ, Carlos Eduardo Braga et al. Farelo da castanha de caju na alimentação de poedeiras marrons. Ciênc. agrotec. [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.68-74. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542015000100008.

O uso de alimentos alternativos, em substituição aos alimentos convencionais, vem se tornando fonte de pesquisa para muitos pesquisadores. O Farelo da Castanha de Caju (FCC) apresenta alto valor energético e proteico, podendo ser substituto parcial do milho e do farelo de soja para a alimentação de aves. Neste contexto, o experimento foi conduzido para avaliar o efeito da inclusão do FCC sobre a utilização dos nutrientes da ração por poedeiras comerciais, bem como o desempenho e características dos ovos. Foram utilizadas 108 poedeiras Dekalb Brown com 27 semanas de idade, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos e três repetições de seis aves. Os tratamentos consistiram de uma ração testemunha sem FCC e os demais, da inclusão desse alimento nos níveis de 5, 10, 15, 20 e 25%. Conforme análise de regressão, houve aumento linear na metabolização do nitrogênio, energia bruta e da energia metabolizável aparente. A digestibilidade da matéria seca e os valores de energia metabolizável corrigida das rações não foram influenciados pela inclusão do FCC. O consumo de ração e o peso dos ovos não foram afetados pela inclusão do FCC, entretanto, a produção de ovos, massa de ovo, conversão alimentar e a coloração da gema pioraram linearmente com a inclusão. Em relação ao controle, a inclusão de FCC piorou a massa do ovo e a conversão alimentar, a partir de 15%, e a coloração da gema, a partir de 20%. Conforme os resultados, o FCC pode ser incluído na ração de poedeiras até o nível de 10%.

Palavras-chave : Alimento alternativo; digestibilidade; características dos ovos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )