SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Eficácia de soluções para a conservação pós-colheita de inflorescências cortadas de Oncidium varicosum (Orchidaceae)Funções de pedotransferência para retenção de água nos principais solos dos tabuleiros costeiros brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

ALVAREZ-HERNANDEZ, Juan Carlos et al. Influência de porta-enxertos sobre a murcha de Fusarium, infestação de nematóides, rendimento e qualidade de frutos na produção de melancia. Ciênc. agrotec. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.323-330. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542015000400002.

A enxertia de Cucurbita maxima x Cucurbita moschata tem sido usada para prevenir problemas com Fusarium oxysporum f. sp. niveum na produção de melancia embora não seja efetivo contra ataque de nematóides. Em razão de seu vigor, plantas enxertadas podem ser plantadas em densidade mais baixa do que as plantas não enxertadas. A tolerância a Fusarium oxysporum f. sp. niveum e Meloidogyne incognita foi avaliada em plantas de melancia enxertadas em híbridos de Citrullus lanatus cv Robusta e em Cucurbita maxima x Cucurbita moschata cv Super Shintoza. Foram usadas densidades de plantas de 2.083 e 4.166 plantas ha-1. Como testemunhas usou-se plantas não enxertadas. Os cultivares de melancia Crocantes vermelhas e Sangria foram usados como polinizador. O experimento foi realizado em dois ciclos, sendo instalado em solo infestado com Fusarium oxysporum f. sp. niveum e Meloidogyne incognita. A incidência de Fusarium oxysporum f. sp. niveum foi, significativamente, maior em plantas não enxertadas. Plantas enxertadas apresentaram resistência semelhante ao Fusarium independentemente do porta-enxerto. O índice de galhas de Meloidogyne incognita foi significativamente menor em plantas enxertadas em Citrullus lanatus cv Robusta. As maiores diferenças significativas em relação aos demais tratamentos foram observadas em ambas as densidades de plantas enxertadas pela produtividade das plantas enxertadas em Citrullus lanatus cv Robusta.

Palavras-chave : Citrullus lanatus; enxertia; triplóides; Fusarium oxysporum; nematóides das galhas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )