SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número6POTENCIAL DO EXTRATO DE CÚRCUMA E SUAS FRAÇÕES PARA CONTROLAR MOSCA DO PÊSSEGO (DIPTERA: TEPHRITIDAE)EQUAÇÕES PARA PREDIZER A ENERGIA METABOLIZÁVEL DA FARINHA DE CARNE E OSSOS PARA SUÍNOS EM CRESCIMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

PESSOA, Rodrigo Souza et al. SOLUBILIZAÇÃO DE FONTES ALTERNATIVAS DE POTÁSSIO PELOS ÁCIDOS HÚMICO E CÍTRICO E CASCA DE CAFÉ. Ciênc. agrotec. [online]. 2015, vol.39, n.6, pp.553-564. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542015000600002.

O Brasil importa mais de 90% de todo o potássio que consome na agricultura, todavia, essa importação pode ser minimizada com a utilização de fontes alternativas de potássio disponíveis no país. Nesse contexto, conduziu-se um experimento com o objetivo de avaliar a solubilidade das rochas sienito nefelínico e glauconita em função do emprego de três diferentes matrizes orgânicas: ácidos húmico, ácido cítrico e casca de café. O experimento foi realizado em laboratório, sendo adotado o delineamento inteiramente casualizado. Cada rocha foi misturada com cinco doses diferentes de cada matriz orgânica e as avaliações dos teores de K solubilizado foram realizadas, periodicamente, durante 180 dias. O teor de potássio solúvel foi determinado em função do emprego de solução de ácido cítrico a 2% e água, na fase de extração. Independentemente da matriz orgânica e de sua dose, o sienito nefelínico libera mais K que a glauconita. O K solubilizado aumenta com o acréscimo do tempo de incubação e sua liberação é maior, à medida que se eleva a dose da matriz orgânica. Há maior solubilização de K quando a palha de café é misturada às rochas potássicas em relação aos ácidos húmico e cítrico.

Palavras-chave : Rocha potássica de baixo valor agronômico; fonte alternativa de K; degradação de rochas; matrizes orgânicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )