SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número6EQUAÇÕES PARA PREDIZER A ENERGIA METABOLIZÁVEL DA FARINHA DE CARNE E OSSOS PARA SUÍNOS EM CRESCIMENTOMORFOLOGIA OMASAL DE VACAS LEITEIRAS ALIMENTADAS COM DIETA CONTENDO ALTO OU BAIXO TEOR DE GRÃOS ANTES DO PARTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

LIMA, Ronaldo Francisco et al. RESPOSTA MORFOLÓGICA DAS MUCOSAS DO RÚMEN E OMASO À VARIAÇÃO DA ENERGIA NA DIETA. Ciênc. agrotec. [online]. 2015, vol.39, n.6, pp.574-582. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542015000600004.

A capacidade de absorção do rúmen responde, positivamente, a estímulos diretos e indiretos dos AGV e existem evidências de que a parede do omaso também responde a esses estímulos. Sendo assim, comparamos a morfologia do rúmen e omaso obtidos por biopsia. Quatro vacas, implantadas com uma cânula ruminal, foram alimentadas, sequencialmente, com duas dietas. Uma dieta consistia de silagem de milho (S), sendo a outra composta de silagem de milho e concentrado comercial (CS). Os animais foram alimentados com S por 18 dias de experimento, seguido por CS para os próximos 18 dias. Eles foram, em seguida, mantidos em jejum durante 72 h (F) e, em seguida, foram realimentados por 18 dias. Biópsias da lâmina do omaso e do saco ventral do rúmen foram obtidas em diferentes momentos para cada dieta: S, no dia 18; CS, nos dias 4 e 18; F, no final das 72 h e realimentação, nos dias 4, 12 e 18. O índice mitótico (IM) da camada basal do epitélio ruminal e omaso e a concentração de AGV no rúmen foram superiores após 4 dias de CS. Houve uma correlação positiva entre os índices de mitose do rúmen e omaso. A largura das papilas ruminais variou com diferentes dietas, e foi maior no dia 18 do regime alimentar CS. Os nossos resultados indicam que a estimulação da divisão das células, em razão do aumento da energia da dieta tiveram efeitos simultâneos em ambos os compartimentos do estômago.

Palavras-chave : Acidose; fisiologia; morfologia; dieta de transição.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )