SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número6MORFOLOGIA OMASAL DE VACAS LEITEIRAS ALIMENTADAS COM DIETA CONTENDO ALTO OU BAIXO TEOR DE GRÃOS ANTES DO PARTOELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE EMBUTIDO DE TAMBAQUI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

BARBOSA, Julierme Zimmer; ZAMBON, Leandro Moraes; MOTTA, Antonio Carlos Vargas  e  WENDLING, Ivar. LEAVES OF YERBA MATE COMPOSIÇÃO, SOLUBILIDADE DE ELEMENTOS EM ÁGUA QUENTE E VALOR NUTRICIONAL DE FRUTOS E FOLHAS DE ERVA-MATE. Ciênc. agrotec. [online]. 2015, vol.39, n.6, pp.593-603. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/S1413-70542015000600006.

As folhas erva-mate são as partes mais estudadas e mais utilizadas para o consumo, enquanto os frutos são pouco estudados quanto à composição elementar. Assim, neste estudo, objetivou-se caracterizar a composição, a hidrossolubilidade dos elementos e o valor nutricional de frutos e folhas de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hill). Foram coletados frutos e folhas de árvores de quatro procedências de erva-mate (Cascavel, Quedas do Iguaçu, Ivaí estado do Paraná e Barão de Cotegipe do estado do Rio Grande do Sul) com 17 anos, cultivadas na cidade de Pinhais, estado do Paraná, Brasil. Foram determinados os teores totais e hidrossolúveis em água quente de 22 e 20 elementos, respectivamente. A composição elementar dos frutos apresentou a seguinte ordem decrescente: C, K, N, Mg, Ca, P, Al, Na, Zn, Mn, Fe, Ba, Cu, Ni, Mo, Pb, Cr, As, Co, Ag, V e Cd. Já, para as folhas, a ordem decrescente foi: C, N, K, Ca, Mg, P, Al, Mn, Na, Fe, Zn, Ba, Cu, Ni, Pb, Cr, Mo, As, Co, Ag, V e Cd. Verificou-se que 2 de 8 elementos apresentaram maior hidrossolubilidade nos frutos que nas folhas. Caso a infusão dos frutos ou das folhas fosse consumida, teria valor nutritivo para K, Mg, P, Mn, Cr, Mo, Cu e Zn, enquanto o consumo de cápsulas contribuiria apenas para o Mn via folhas. Em geral, os frutos têm composição, solubilidade de elementos em água quente e valor nutricional diferente das folhas de erva-mate.

Palavras-chave : Ionoma; metais pesados; plantas medicinais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )