SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Criopreservação de embriões zigóticos de cafeeiro: desidratação e reidratação osmótica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

FINK, Jessé Rodrigo; INDA, Alberto Vasconcellos; TIECHER, Tales  e  BARRON, Vidal. Óxidos de ferro e matéria orgânica na disponibilidade de fósforo no solo. Ciênc. agrotec. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.369-379. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542016404023016.

A contínua expansão da produção agrícola tem levado a uma crescente demanda de fertilizantes fosfatados. O conhecimento da dinâmica do fósforo no solo e suas interações com óxidos de ferro e matéria orgânica podem ser uteis no desenvolvimento de estratégias eficientes para o manejo sustentável, especialmente em um cenário de crescente escassez de fontes de minerais fosfatados. Nesta revisão bibliográfica foi abordado a relação do fósforo com óxidos de ferro e matéria orgânica, e seu efeito na disponibilidade de fósforo. As culturas, normalmente, obtém fosfato de minerais intemperizados ou fertilizantes dissolvidos. No entanto, a quantidade de fósforo presente na solução do solo depende das reações de adsorção e dessorção por óxidos de ferro, as quais podem ser influenciadas por interações com a matéria orgânica. Portanto, os sistemas de recomendação de fertilizantes com base em metodologias que consideram as interações entre componentes do solo, tais como óxidos e matéria orgânica, e a capacidade de adsorção de fósforo, resultantes de tais interações (por exemplo, análise de P remanescente), pode ser mais confiável para garantir o uso eficiente e racional de fertilizantes fosfatados.

Palavras-chave : Goethita; hematita; adsorção de fósforo; dessorção de fósforo; carbono orgânico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )