SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Anatomia funcional e morfometria do intestino de girinos de rã-touro submetidos a regime alimentar com rações comerciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

ARAUJO NETO, José Cardoso de et al. Valor nutritivo do coco integral, pó de coco e fibra de coco tratados com hidróxido de sódio para ovinos. Ciênc. agrotec. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.475-483. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542016404039915.

Avaliou-se a composição química e a degradação in vitro da matéria seca do coco integral, do pó de coco e da fibra de coco tratados com hidróxido de sódio (NaOH) e o efeito da inclusão do coco integral hidrolisado com 6% de NaOH sobre a digestibilidade aparente dos nutrientes, o desempenho e o comportamento ingestivo em ovinos - 0%, 3% e 6% - e o efeito da inclusão do coco integral hidrolisado com 6% de hidróxido de sódio em diferentes concentrações na dieta - 25%, 30%, 35% e 40% - sobre a digestibilidade aparente dos nutrientes, o desempenho e o comportamento ingestivo, em ovinos. A alcalinização diminuiu os teores de hemicelulose, FDN e FDA dos coprodutos avaliados. O coco integral e o pó de coco apresentaram maior degradação in vitro da MS em relação a fibra de coco, com maiores valores obtidos com a inclusão de 6% de hidróxido de sódio. A inclusão de coco integral nas dietas não afetou o consumo de MS, de PB, de FDN e de FDA, mas influenciou o ganho de peso, a conversão alimentar e a digestibilidade aparente da MS e da FDN. Quanto ao comportamento ingestivo dos animais, só houve efeito de inclusão do coco integral na dieta sobre o tempo de ruminação. O coco tratado com 6% de NaOH pode ser utilizado em até 35% na dieta de ovinos, pois não reduz o consumo e o ganho de peso desses animais.

Palavras-chave : Cocos nucifera; NaOH; coproduto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )