SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue6Farming and soil urban occupation in the water quality of Jaboticabal and Cerradinho streams author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054On-line version ISSN 1981-1829

Abstract

BUENO, Mariana Rodrigues; CUNHA, João Paulo Arantes Rodrigues da  and  SANTANA, Denise Garcia de. Curvas de deriva de aplicações foliares na cultura do feijão. Ciênc. agrotec. [online]. 2016, vol.40, n.6, pp.621-632. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-70542016406016716.

Uma das formas de se evitar a ocorrência de deriva durante as aplicações de produtos fitossanitários é conhecer o comportamento das gotas, antes mesmo de se realizar a pulverização. O trabalho objetivou estabelecer curvas de deriva para as culturas do feijão e nas condições climáticas brasileiras, em função da aplicação com diferentes pontas de pulverização, além de compará-las com os "Modelos Alemão e Holandês" de estimativa de deriva. O experimento foi conduzido no município de Uberlândia, MG/Brasil, em delineamento de blocos casualizados, num esquema de parcela subdividida no espaço 4 x 20, com 10 repetições. Foi mensurada a deriva depositada proveniente da pulverização terrestre, empregando uma taxa de aplicação de 150L ha-1 por quatro tipos de pontas (jato plano simples e com indução de ar - XR 11002 (gotas finas) e AIXR 11002 (gotas grossas); jato plano defletor simples e com indução de ar - TT 11002 (gotas médias) e TTI 11002 (gotas extremamente grossas), em 20 pontos amostrais diferentes (correspondentes à 20 distâncias, no sentido de deslocamento do vento, paralelas à linha de cultivo fora da área-alvo, espaçadas em 2,5 m). Para a avaliação dos depósitos em alvos de papel filtro junto ao solo, adicionou-se ao tanque do pulverizador montado de barras um marcador composto do corante Rodamina B para ser detectado por fluorimetria. Obteve-se quatro modelos de previsão de deriva para a cultura do feijão (pontas XR, TT, AIXR e TTI), análogos ao "Modelo Holandês", com tendência exponencial de quatro parâmetros, considerando o Percentil 90 (ajustes acima de 99%). Em avaliações de estimativa de deriva na cultura do feijão cultivado em condições climáticas brasileiras, sugere-se a utilização dos modelos de previsão de deriva gerados neste trabalho, para cada tipo de ponta de pulverização.

Keywords : Tamanho de gotas; pontas de pulverização; regressão exponencial; tecnologia de aplicação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )