SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue6Drift curves from spray applications on commom bean cropHydrological responses to climate changes in a headwater watershed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054On-line version ISSN 1981-1829

Abstract

SILVEIRA, Géssica Aparecida; SARAN, Luciana Maria; MELO, Wanderley José de  and  ALVES, Lucia Maria Carareto. Agricultura e ocupação urbana do solo na qualidade da água dos córregos Jaboticabal e Cerradinho. Ciênc. agrotec. [online]. 2016, vol.40, n.6, pp.633-646. ISSN 1413-7054.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-70542016406048415.

Desde o final do século vinte, 100% do esgoto urbano da cidade de Jaboticabal é recolhido por interceptores e conduzido a uma estação de tratamento. Entre 1999 e 2000, estudos sobre o efeito desse cuidado ambiental, mostraram que a coleta de esgoto ainda não tinha sido eficiente para despoluir as águas dos dois córregos que atravessam a cidade e fluem para uma área agrícola. Neste trabalho avalia-se a influência do uso do solo na qualidade da água destes dois córregos. O estudo foi realizado 15 anos após a implantação dos interceptores de esgoto. Durante o ano de 2014, bimestralmente, coletaram-se amostras de água em oito pontos (P1 a P8), dos córregos Cerradinho e Jaboticabal, em Jaboticabal (SP, Brasil). P1 estava localizado na nascente do córrego Jaboticabal; P2 em área agrícola; P3, P4 e P5 em área urbana; P6, P7 e P8 em área agrícola. Foram determinadas variáveis físicas e químicas e a comparação metabólica da população microbiana em diversas fontes de carbono pelo método EcoPlate (Biolog). Em todos os pontos e coletas, o teor de fósforo total excedeu o limite estabelecido pela legislação brasileira, assim como valores encontrados em estudos anteriores, o que também foi observado em relação à demanda química de oxigênio. Entretanto, a população microbiana da água parece não estar sendo alterada pelas atividades urbanas e agrícolas. Os resultados das análises sinalizam à possibilidade de descarga clandestina de águas residuárias nos córregos estudados e à influência do uso agrícola do solo.

Keywords : Lixiviação; EcoPlate; perfil metabólico; recursos hídricos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )