SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número6Otimização do processo de germinação in vitro de sementes de jenipapoToxicidade de óleos essenciais das folhas de espécies de Piperaceae sobre ovos de percevejo do colmo do arroz, Tibraca limbativentris (Hemiptera:Pentatomidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

BARBOSA, Julierme Zimmer et al. Produção, carbono e nitrogênio nas frações do resíduo do milho ( Zea mays L.) em resposta ao desenvolvimento do cultivar. Ciênc. agrotec. [online]. 2016, vol.40, n.6, pp.665-675. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542016406020316.

A alteração na quantidade e qualidade dos resíduos culturais do milho podem impactar a conservação do solo e o sequestro de C no solo para extensas áreas. O objetivo do estudo foi avaliar as alterações na produção, concentração e quantidade de C e N nas frações do resíduo do milho em resposta ao desenvolvimento do cultivar. Foram conduzidos dois experimentos de campo na cidade de Rolândia (estado do Paraná, Brasil), sendo cultivados dez cultivares representantes dos cinco níveis tecnológicos que seguem: híbridos de cruzamento simples, duplo ou triplo, variedades comerciais e cultivares crioulas. No final do ciclo foi determinada a altura das plantas e o peso de colmos, folhas, sabugos, brácteas e pendão. Foi realizada a análise elementar em triplicata para C e N em cada fração do resíduo. Em geral, cultivares crioulas tiveram maior altura de planta e matéria seca (kg ha-1) e conteúdo de C (kg ha-1) nas brácteas, folhas, pendões e colmo, principalmente em comparação aos híbridos simples ou outros híbridos. Ocorreu relação direta entre a relação C/N e a seleção do milho para brácteas para ambos os experimentos e para outras frações no primeiro experimento. Esse resultado foi devido ao aumento do C e redução do N pela seleção da cultura. Foi observada diferença dentro do mesmo nível tecnológico para as variáveis analisadas, sugerindo ampla variação de linhagem genotípica. A quantidade e a qualidade das frações do resíduo variaram entre cultivares de milho e pode afetar o seu uso como cobertura de solo, alimentação de animais, energia e outros.

Palavras-chave : Relação C/N; melhoramento genético; plantio direto; sistemas integrados de lavoura-pecuária; energias renováveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )