SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Divergência genética entre híbridos de tomate industrial e formação de novas populações segregantesDanos quantitativos e qualitativos causados por Oebalus poecilus (Hemiptera, Pentatomidae) em arroz de terras altas cultivado na nova fronteira agrícola da Floresta Amazônica (Brasil) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

BEHLING NETO, Arthur et al. Valor nutritivo da silagem de sorgo de diferentes propósitos. Ciênc. agrotec. [online]. 2017, vol.41, n.3, pp.288-299. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542017413038516.

O sorgo é uma cultura que se destaca como alternativa ao milho devido a menor exigência em fertilidade do solo e maior tolerância ao déficit hídrico. A falta de informações quanto ao comportamento qualitativo dificulta a recomendação de cultivares de sorgo de diferentes propósitos. Objetivou-se avaliar a composição bromatológica e a digestibilidade in vitro da silagem de cultivares de sorgo de diferentes propósitos, em duas épocas de cultivo. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com os tratamentos dispostos em esquema de parcela subdividida, com quatro repetições. Os tratamentos da parcela corresponderam a seis híbridos de sorgo de diferentes propósitos (BRS 308 e BRS 310, graníferos; BR 655 e BRS 610, forrageiros; BR 506 e CMSXS 647, sacarinos). Os tratamentos da subparcela corresponderam a duas épocas de cultivo (primeira safra e segunda safra). A cultivar de sorgo forrageiro BRS 655 apresentou maior teor de carboidratos não fibrosos e menor teor de fibra potencialmente digestível. As cultivares de sorgo sacarino obtiveram os maiores teores de carboidratos solúveis, os menores teores de fibra insolúvel em detergente neutro indigestível na segunda safra, e as maiores digestibilidades in vitro da matéria seca. As silagens de sorgo sacarino e de sorgo forrageiro BRS 655 apresentam maior valor nutritivo.

Palavras-chave : Fracionamento de carboidratos e proteína; composição bromatológica; ensilagem; produção de gás in vitro..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )