SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Tolerância de sementes de Coffea arabica L. à temperaturas sub zero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

FEDDERN, Vivian et al. Avaliação da qualidade do ovo em diferentes condições de armazenamento, estações do ano e linhagens de poedeiras. Ciênc. agrotec. [online]. 2017, vol.41, n.3, pp.322-333. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542017413002317.

Os ovos são um dos alimentos que oferecem nutrientes de grande valor biológico. Entretanto, no armazenamento, alguns componentes da clara e gema podem se alterar, deteriorando a qualidade dos ovos. Assim, este trabalho objetivou avaliar semanalmente parâmetros de qualidade como unidade Haugh, perda de peso, largura/comprimento do ovo, densidade específica, dimensões da clara/gema e pH durante 9 semanas de armazenamento. Foram coletados 270 ovos de duas linhagens de poedeiras e avaliados a temperatura ambiente (20 a 35 °C no verão; 11,2 a 29,7 °C no outono) e refrigerada (0 a 5 °C no verão; -3,1 a 6,5 ºC no outono). Para as condições de armazenamento, foi realizada uma análise de desdobramento por regressão por polinômios ortogonais. Ainda, análise de componentes principais (PCA), objetivou avaliar correlações entre parâmetros de qualidade em diferentes condições de armazenamento e linhagens de poedeira. Após 9 semanas de armazenamento, os ovos refrigerados apresentaram qualidade similar àqueles armazenados a temperatura ambiente por 3 semanas. Porém, sem refrigeração, os ovos apresentaram uma degradação mais rápida da semana 1 a 5. Não foram observadas diferenças nos parâmetros de qualidade dos ovos entre as diferentes colorações de casca (linhagens de poedeiras). PCA sugere que a melhor qualidade dos ovos (primeira semana) foi associada principalmente com valores elevados de peso e densidade específica do ovo, unidade Haugh e altura do albúmen. Ovos armazenados a temperatura ambiente devem ser consumidos até duas semanas ou mantidos sob refrigeração até 8 semanas, preservando a qualidade interna desde a granja até o armazenamento no varejo.

Palavras-chave : Perda de peso; cor da casca; unidade Haugh; índice de gema..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )