SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número6Óleo essencial de Ocimum basilicum associado à deltametrina no manejo de Spodoptera frugiperdaPredição da energia metabolizável do milho de primeira e segunda safra para leitões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

NUNES, Danieli Pieretti; SCALON, Silvana de Paula Quintão; DRESCH, Daiane Mugnol  e  GORDIN, Carla Regina Baptista. Metabolismo fotossintético e enzimático das mudas de Schinus terebinthifolius Raddi sob déficit hídrico. Ciênc. agrotec. [online]. 2017, vol.41, n.6, pp.676-682. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542017416005517.

Schinus terebinthifolius Raddi é uma espécie arbórea que pode ser utilizada em recuperação de áreas degradas, sendo uma espécie de rápido crescimento com um sistema radicular bem expansivo o que facilita captar águas nas camadas mais profundas do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o metabolismo fotossintético e enzimático das mudas de S. terebinthifolius sob condições de déficit hídrico e seu potencial de recuperação após a retomada de irrigação. O experimento foi realizado em casa de vegetação sob cobertura plástica onde os vasos foram distribuídos em dois lotes sendo: 1 - Controle, onde a irrigação das plantas foi mantida a 70% da capacidade de retenção de água e o lote 2 - Estresse, onde a suspensão da irrigação foi mantida até que a taxa fotossintética apresentasse níveis próximos de zero seguida de reidratação por 12 dias e nova suspensão da irrigação. No início do experimento e na suspensão da irrigação e reidratação, as plantas foram avaliadas quanto as trocas gasosas e enzimas antioxidantes. O estresse hídrico reduz significativamente a fotossíntese, a transpiração condutância estomática, a eficiência de carboxilação da rubisco e os teores de clorofila das plantas de S. terebinthifolius. As enzimas antioxidantes aumentaram tanto na parte aérea quanto na raiz em resposta ao déficit hídrico.

Palavras-chave : Trocas gasosas; enzimas antioxidantes; estresse hídrico..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )