SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Cenários da Mata Atlântica sob os parâmetros das leis florestaisEficácia do ácido carboxílico de Pichia membranifaciens contra a ferrugem do cafeeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

CONCEICAO, Gerusa Massuquini et al. Contribuição do nitrogênio derivado da suplementação mineral em sementes para plântulas de soja. Ciênc. agrotec. [online]. 2018, vol.42, n.1, pp.33-41. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542018421010617.

Sementes podem absorver N de suplementos minerais, estimulando o desenvolvimento de plântulas. O estudo objetivou avaliar a contribuição de N derivado da suplementação mineral em sementes com diferentes teores nutricionais, para plântulas de soja. Sementes de dois lotes da cultivar BMX Potência RR, contrastantes quanto ao teor nutricional, foram submetidas a aplicação de suplemento mineral enriquecido com 2,5% átomos de 15N em excesso. Aos 2, 6 e 10 dias após a semeadura em papel toalha, plântulas foram coletadas, separadas em cotilédones, sistema radicular e parte aérea. A produção de matéria seca, o comprimento e volume do sistema radicular foram avaliados. No tecido dos órgãos das plântulas foram analisados os totais de N e 15N. As sementes derivadas do lote com menor teor nutricional absorveram mais N do suplemento mineral, que foi acumulado nos cotilédones e redistribuído para o sistema radicular e parte aérea. A maior parte do N na soja ao longo de 10 dias após a semeadura é derivada das reservas da semente independentemente do teor nutricional inicial. A aplicação de N via suplementação mineral é de pouca importância para o crescimento e desenvolvimento de plântulas.

Palavras-chave : Glycine max (L.) Merrill; absorção; distribuição; 15N..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )