SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Caracterização de solos tropicais a baixo custo e tempo usando espectrômetro portátil de fluorescência de raios-X (pXRF): Efeitos de diferentes métodos de preparo de amostrasMétodos de calibração para a equação de Hargreaves-Samani índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

SOUZA, Joabe Martins de; REIS, Edvaldo Fialho dos; BONOMO, Robson  e  GARCIA, Giovanni de Oliveira. Bulbo molhado e sistema radicular do cafeeiro Conilon sob irrigação localizada. Ciênc. agrotec. [online]. 2018, vol.42, n.1, pp.93-103. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542018421018617.

O conhecimento do bulbo molhado e do sistema radicular do cafeeiro Conilon é de suma importância para o manejo correto da irrigação. Diante disso, objetivou-se caracterizar o bulbo molhado e o sistema radicular do cafeeiro Conilon sob irrigação localizada. O experimento foi realizado em São Mateus-ES, em um delineamento inteiramente casualizado em parcela subdividida 4 x 6, sendo quatro pontos em relação à planta e seis faixas de profundidade, com cinco repetições. Sendo dois na linha e sete na entre linha com distância entre si de 0,20 m. E na entre linha do cafeeiro em parcela subdividida 5 x 6, sendo cinco pontos em relação à planta e seis faixas de profundidade, com cinco repetições. Foram avaliados volume, área superficial, comprimento e diâmetro de raiz. O bulbo molhado foi determinado usando tubos dispostos em seis pontos em relação à planta, sendo um ponto na linha de plantio do cafeeiro entre duas plantas, e em cinco pontos na entre linha, sendo as medições realizadas em quatro faixas de profundidades, com três repetições. O bulbo molhado atingiu profundidade entre 0,40 a 0,50 m, proporcionando excesso de água em profundidade, evidenciando a importância dessa caracterização para o manejo da irrigação do cafeeiro Conilon irrigado por gotejamento. A profundidade do sistema radicular para melhor eficiência do manejo da irrigação do café Conilon irrigado por gotejamento é de 0,30 m, tendo apresentaram está profundidade 67,4% do volume de raiz e 68,0% de área superficial.

Palavras-chave : Coffea canephora; umidade do solo; manejo da irrigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )