SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Cultivo de morango em substrato: Produtividade e qualidade dos frutos são afetados pela origem da cultivar e substratosDeterminação das zonas de manejo baseadas nas propriedades físicas do solo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

ASENSIO, Carlos; RODRIGUEZ-CABALLERO, Emilio; GARCIA-NAVARRO, Francisco Jesús  e  TORRES, José Antonio. Análise de imagem para qualificar a erobibilidade do solo em um túnel vento. Ciênc. agrotec. [online]. 2018, vol.42, n.3, pp.240-247. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542018423008218.

Um estudo de erosão eólica foi realizado em um túnel de vento, onde amostras de sedimentos foram estudadas por uma câmera de visão artificial. Essas imagens podem ser ampliadas para análise posterior. As análises de imagens foram principalmente colorimetria, número de partículas presentes e seu tamanho. A erodibilidade do vento no solo foi analisada com as análises de imagens em função de outros resultados laboratoriais. Antrossolos foram os solos mais erodíveis, enquanto Calcissolos mostrou a maior resistência à ação erosiva do vento. As características do sedimento mostram a influência da altura da armadilha com a diminuição do tamanho, número e escuridão da partícula à medida que a altura do transporte aumenta. Uma ANOVA de dois fatores para altura do efeito principal mostrou que houve diferenças significativas no número e tamanho de partículas para sedimentos entre 0-15 cm e 40-70 cm de altura. Os solos podem ser agrupados por diferenças no número de partículas e tamanho em diferentes alturas em Antrossolos e Leptossolos altamente erodíveis, Calcissolos e Arenossolos não erodíveis, nos quais as partículas finas já estavam esgotadas pela erosão natural do vento. A agregação apresentou um padrão similar com valores decrescentes de Calcissolos e Leptossolos para Antrossolos e, finalmente, Arenossolos, onde apenas grãos de areia foram observados em armadilhas adesivas.

Palavras-chave : Câmera de visão artificial; fertilidade do solo; ambiente semiárido..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )