SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Determinação das zonas de manejo baseadas nas propriedades físicas do soloDesempenho de genótipos de rúcula sob lâminas de irrigação no Cerrado brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

GUELFI, Douglas Ramos et al. Monoamônio fosfato revestido com polímeros e magnésio para plantas de café. Ciênc. agrotec. [online]. 2018, vol.42, n.3, pp.261-270. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542018423002918.

O revestimento de grânulos de fertilizantes fosfatados com polímeros e magnésio (Mg) é uma tecnologia que pode melhorar a eficiência no uso de fósforo (P) e mitigar os problemas de baixo fornecimento de Mg em lavouras cafeeiras. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e características nutricionais de mudas de café e a eficiência agronômica (EA) de fosfato monoamônico (MAP) revestido com polímeros aniônicos e Mg em comparação com outras tecnologias de fertilizantes fosfatados. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em vasos de 20 L. Duas mudas de café com cinco meses de idade foram transplantadas para cada vaso. O delineamento experimental foi completamente casualizado com 3 repetições. Os seguintes tratamentos, aplicados na dose correspondente a 20 g vaso-1 de P2O5, foram conduzidos: MAP; MAP revestido com polímeros aniônicos (Policote Phós®); MAP revestido com polímeros aniônicos+Mg (Policote Phós_Mg®); Top-Phós®; e Agrocote®. Um controle (sem P) foi preparado. Altura da planta; área foliar; massa seca de folhas, caules, e raízes; massa seca total; razão parte aérea/raíz; peso específico da folha; teores de P e Mg em plantas e suas disponibilidades no solo após o cultivo e índices de eficiência dos tratamentos com adubação fosfatada foram avaliados. A recuperação do P aplicado e a eficiência agronômica dos fertilizantes fosfatados aumentaram na seguinte ordem: MAP = Top-Phós® = Agrocote®<MAP+Policote Phós® = MAP+Policote Phós_Mg®. O revestimento dos grânulos do MAP+Policote Phós_Mg® aumentaram o crescimento, o teor e acúmulo de P e Mg em mudas de café, a disponibilidade destes nutrientes no solo após o cultivo e a eficiência agronômica da adubação fosfatada.

Palavras-chave : Coffea arabica; eficiência agronômica; tecnologias de fertilizantes; fosfato monoamônico; sinergismo..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )