SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Estudo de variabilidade e diversidade genética em uma população de arroz em segregação avançada com genes introgredidos de resistência à ferrugem bacterianaComposição química e capacidade antioxidante da polpa do café índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

GUGOłEK, Andrzej et al. Resposta fisiológica de coelhos alimentados com dietas que contêm farelo de canola, semente de tremoço branco e de ervilha como substitutos do farelo de soja extraído por meio de solventes. Ciênc. agrotec. [online]. 2018, vol.42, n.3, pp.297-306. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542018423003318.

Nos últimos anos, observa-se uma tendência de eliminar farelo de soja (SBM) da dieta dos coelhos. Uma hipótese foi feita em que a mistura composta por farelo de canola (RSM), semente de tremoço branco (WLS) e semente de ervilha (PS) pode substituir o SBM em dietas de coelhos sem comprometer o crescimento e parâmetros fisiológicos. Para verificar esta hipótese, analisou-se determinados parâmetros que descrevem o tempo de crescimento dos coelhos, os parâmetros de sangue e de abate, assim como a função do contra-ângulo. O ensaio foi realizado em noventa coelhos HYPLUS. Os animais do grupo de controle (C) foram alimentados com dieta contendo 15% de SBM. A dieta no primeiro grupo experimental (E1) foi composta por 7,5% de SBM, 5,0% de RSM, 4,0% de WLS e 3,0% de PS. Na dieta do segundo grupo experimental (E2), o SBM foi totalmente substituído por RSM, WLS e PS. A substituição não teve impacto negativo relevante sobre o crescimento dos coelhos, em parâmetros morfológicos e bioquímicos de sangue, nem sobre características das carcaças. Os parâmetros comparáveis de crescimento de coelhos do grupo de controle e de coelhos do grupo alimentado com dieta contendo substitutos do SBM, podem ser parcialmente atribuídos a mudanças favoráveis na atividade enzimática da microflora intestinal, que têm impacto positivo sobre processos de fermentação no trato gastrointestinal inferior. Os resultados destes ensaios indicam que, na dieta de coelhos em crescimento, o SBM pode ser inteiramente substituído pela mistura de RSM, WLS e PS.

Palavras-chave : Alimentação de coelhos; parâmetros de crescimento; parâmetros sanguíneos; funcionamento do sistema digestivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )