SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Manejando plantas daninhas resistentes ao glyphosate com cultura de cobertura associada a rotação e mistura de herbicidasToxicidade do óleo essencial de Cymbopogon flexuosus e do citral para Spodoptera frugiperda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

ARAUJO, Anderson Mendes et al. Manejo do solo e força iônica na retenção de selenato em solos oxídicos. Ciênc. agrotec. [online]. 2018, vol.42, n.4, pp.395-407. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542018424007318.

A sorção de selênio (Se) em solos pode ser influenciada por fatores que são alterados pelas práticas agrícolas, as quais são geralmente realizadas para a produção agrícola, tais como o pH do solo, anions competitivos e conteúdo de matéria orgânica, entre outros. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do manejo do solo e da força iônica (FI) na retenção de Se em solos brasileiros, o que é importante para prever a disponibilidade de Se em ambos os sistemas, solos nativos e cultivados. Para isso, as reações de adsorção e dessorção de Se foram avaliadas em 16 amostras de solo (oito de solos cultivados e oito de solos nativos), utilizando soluções contendo 100 e 500 μg L-1 sob a forma de selenato de sódio e em duas FI, 15 e 150 mM. A adsorção variou em função da FI para a maioria dos solos, o que pode indicar que o mecanismo de adsorção por complexo de esfera externa é importante para a retenção de selenato nos solos estudados, mas, estudos futuros envolvendo outras técnicas, como técnicas espectroscópicas, são requeridos para confirmar claramente o mecanismo de adsorção. Em geral, a adsorção variou em relação às características do solo, sendo que os solos nativos adsorveram maiores quantidades de Se que os solos cultivados. Em termos de dessorção, os solos que apresentaram as maiores quantidades adsorvidas de Se também apresentaram as maiores quantidades dessorvidas. Finalmente, a FI e o manejo do solo influenciaram a disponibilidade de selenato nos solos estudados.

Palavras-chave : Reações de adsorção/dessorção; solos brasileiros; ânions competitivos; cultivo do solo; retenção/mobilidade..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )