SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número6Filme de quitosana incorporado com Garcinia atroviridis para embalagem de cavala Indiana (Rastrelliger kanagurta) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência e Agrotecnologia

versão impressa ISSN 1413-7054versão On-line ISSN 1981-1829

Resumo

TEIXEIRA, Juan Lopes et al. Produção e avaliação mecânica de compósitos biodegradáveis por fungos de podridão branca. Ciênc. agrotec. [online]. 2018, vol.42, n.6, pp.676-684. ISSN 1413-7054.  https://doi.org/10.1590/1413-70542018426022318.

A produção de embalagens plásticas cresce mundialmente, o que resulta no acúmulo destes materiais no ambiente devido ao descarte inadequado e por serem de difícil decomposição. De forma alternativa, os compósitos produzidos com resíduos agrícolas e fungos filamentosos podem apresentar propriedades físicas e mecânicas similares ou superiores ao poliestireno expandido, a depender da espécie fúngica e do substrato de cultivo. Na literatura, não foram encontrados relatos sobre o emprego de pó de coco e fungos comestíveis de podridão branca nas propriedades mecânicas de compósitos. Assim, o objetivo deste trabalho foi selecionar isolados fúngicos e avaliar o período de cultivo na resistência mecânica de compósitos produzidos em pó de coco suplementado com farelo de trigo. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso em esquema fatorial 5 x 3 correspondente ao cultivo de cinco isolados fúngicos comestíveis (Pleurotus ostreatus - POS-W, POS-SP1 e POS-98/38; Pleurotus eryngii - POS ER e Pycnoporus sanguineus - PS) e três períodos de cultivo após a completa colonização do substrato (15, 30 e 45 dias), com quatro repetições. O período de cultivo dos isolados fúngicos pode influenciar na perda de massa e de volume do compósito. A resistência à compressão e a tenacidade do compósito são influenciadas pelo isolado fúngico e pelo tempo de cultivo do fungo. Os isolados de Pycnoporus sanguineus, de Pleurotus ostreatus e P. eryngii apresentam características para produção de compósitos biodegradáveis.

Palavras-chave : Biotecnologia; fungos comestíveis; pó de coco..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )