SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43Cycle pruning programmed on the grain yield of arabica coffeeAlternative sources of potassium for maize cultivation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência e Agrotecnologia

Print version ISSN 1413-7054On-line version ISSN 1981-1829

Abstract

ARAUJO, Roberto Daniel de et al. Rugosidade superficial de painéis (colados lateralmente EGP) de espécies manejadas da amazônia. Ciênc. agrotec. [online]. 2019, vol.43, e19119.  Epub Mar 02, 2020. ISSN 1981-1829.  https://doi.org/10.1590/1413-7054201943019119.

Na Amazônia o uso sustentável da madeira esta associado às pesquisas tecnológicas que indicam o uso industrial. A rugosidade superficial da madeira é um critério importante para avaliar as condições das ferramentas, o desempenho da usinagem e a qualidade do produto. O objetivo do estudo foi avaliar a rugosidade superficial de cinco madeiras amazônicas utilizadas na manufatura de painéis EGP (Edge Glued Panels). As madeiras Angelim pedra, Angelim vermelho, Breu vermelho, Murici e Piãozinho, obtidas de área manejadas da Amazônia, foram utilizadas na confecção de painéis EGPs. Tratamentos das superfícies foram realizados com lixas de granulometria 120 e 180. As ondulações de superfície (rugosidade) foram medidas em rugosímetro digital com agulha (n = 180 leituras). Ensaios físicos e mecânicos foram realizados tanto nas madeiras quanto nas amostras de EGP, para verificação de possível relação entre essas propriedades e a rugosidade. EGP Piãozinho apresentou melhor acabamento superficial, que consiste na menor rugosidade (menor altura das ondulações superficiais), enquanto o EGP Angelim pedra apresentou superfícies irregulares. O acabamento superficial foi satisfatório quando aplicou-se o tratamento com a lixa 120 para a maioria dos produtos. Os resultados evidenciaram efeito altamente significativo da rugosidade como as propriedades físico-mecãnicas. O destaque do estudo é a madeira e EGP Piãozinho, pois em todos os ensaios, apresentou sempre os melhores desempenhos.

Keywords : Madeiras da Amazônia; Propriedades Físico-mecânicas; MOR e MOEd..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )