SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Clinical psychology and meaningful learning: report on a participative phenomenological researchPlay, education and culture: saves and questions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

CAMBAUVA, Lenita Gama. Fundamentos da Psicologia: reflexões. Psicol. estud. [online]. 2000, vol.5, n.2, pp. 77-89. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722000000200006.

O presente texto é uma reflexão acerca de alguns fundamentos da Psicologia. Por ser um conceito fundamental para o conhecimento humano da relação sujeito e objeto, aborda-se, a partir de uma concepção histórico-social do homem, a constituição do conceito de subjetividade na história do pensamento. Expõe-se, de forma preliminar, como se deu o advento das Ciências Modernas e, com elas, a ênfase nas Ciências Naturais. Da mesma forma, focaliza-se também a crítica das Ciências Humanas às Ciências Naturais, e se observa como as primeiras formulações da  Psicologia enquanto ciência vão  se constituindo. O objetivo do texto é apontar a possibilidade de se chegar, através do estudo da dimensão epistemológica das psicologias, à dimensão ética das teorias e práticas, de forma que se possa avaliar quais psicologias dão a palavra ao homem.

Keywords : História; Psicologia; subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese