SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Play, education and culture: saves and questionsThe unconscious and food repression: is there any place for desire and pleasure in the elderly's life? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

RODRIGUERO, Celma Regina Borghi. O desenvolvimento da linguagem e a educação do surdo. Psicol. estud. [online]. 2000, vol.5, n.2, pp. 99-116. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722000000200008.

Este trabalho teve como objetivo levantar dados que possibilitem uma reflexão sobre o desenvolvimento da linguagem e a sua relação com o desenvolvimento cognitivo e a educação do surdo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando-se envolver a posição de alguns autores que abordam o tema. Como evidencia a literatura vista, o surdo dispõe da condição necessária ao desenvolvimento e aquisição da linguagem, pois há que se observar que a surdez não torna a pessoa um ser com possibilidades a menos ou impossibilitada, mas com possibilidades diferentes. A análise do  desenvolvimento da linguagem de modo geral e das possibilidades no quadro da surdez, exige que se considere as diferenças culturais e lingüísticas do indivíduo surdo. Isso implica em que não se subestime a capacidade cognitiva e lingüística do mesmo.

Keywords : linguagem; desenvolvimento; surdez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese