SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Children morbidity and irreversible injury caused by cleaning materialDistance learning: fighting domestic violence against children and adolescents - a successful experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

CAMARA, Sheila Gonçalves  and  SARRIERA, Jorge Castellá. Critérios de seleção para o trabalho de adolescentes-jovens: perspectiva dos empregadores. Psicol. estud. [online]. 2001, vol.6, n.1, pp. 77-84. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722001000100010.

Foi realizado, junto a 178 empresas de médio porte da cidade de Porto Alegre, um estudo exploratório que pesquisou critérios de seleção utilizados pelos empregadores de jovens. Elaborou-se um modelo teórico de empregabilidade. O instrumento foi construído após entrevistas semi-estruturadas com seis empregadores para identificar indicadores e variáveis do contexto. Foram identificadas também variáveis presentes na literatura empírica. Foram levantados dados biodemográficos, de escolaridade, características pessoais, habilidades esperadas e critérios da empresa (institucionais e legais). Os resultados obtidos configuraram o perfil de empregabilidade de jovens e identificaram as limitações para o exercício da função empregatícia. O modelo empírico obtido enfatiza o determinismo socioeconômico. Os programas de inserção de jovens para o trabalho poderão se utilizar dos resultados da pesquisa para instrumentalizar melhor os jovens candidatos. Os dados poderão servir de base para trabalhar, junto aos empregadores, suas crenças, seus valores e seus critérios de seleção de jovens.

Keywords : seleção profissional; desemprego juvenil; empregabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese