SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Reading and writing among undergraduates students: evaluation of a remedial programPsychology, education and teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde  and  DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A escola e o ensino da leitura. Psicol. estud. [online]. 2002, vol.7, n.1, pp. 39-49. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722002000100007.

O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. No presente artigo, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os mesmos possam evidenciar a idéia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro, a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. Depois, continuando com algumas evidências empíricas, são tratadas as estratégias de compreensão e o lugar destas no processo de aprendizagem da leitura.

Keywords : ensino de leitura; compreensão de leitura; escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese