Acessibilidade / Reportar erro

Avaliações quantitativa e qualitativa de um menino autista: uma análise crítica

Quantitative and qualitative evaluations of an autistic boy: a critical analysis

O conceito de autismo sofreu várias reformulações ao longo do tempo. Seu diagnóstico conta atualmente com dois instrumentos oficiais - CID 10 e DSM IV - e uma série de outros. A partir do estudo de caso de um menino autista, em que foram utilizados o DSM IV, o CARS e o PEP-R, o presente trabalho pretendeu confrontar os dados quantitativos proporcionados por estes instrumentos com uma análise qualitativa dos dados do PEP-R. Os resultados mostraram concordância quanto ao diagnóstico de autismo e aos prejuízos nas áreas social, de linguagem e imitação. Contudo, a análise qualitativa dos resultados do PEP-R mostrou competências não reveladas pelos três instrumentos. Isto recomenda uma análise qualitativa, mais discriminativa do perfil de habilidades da criança autista.

autismo; instrumentos de avaliação; perfil de habilidades


Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br