SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372On-line version ISSN 1807-0329

Abstract

ZANELLA, Andréa Vieira; DA ROS, Sílvia Zanatta; REIS, Alice Casanova dos  and  FRANCA, Kelly Bedin. Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal. Psicol. estud. [online]. 2003, vol.8, n.1, pp.143-150. ISSN 1807-0329.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722003000100017.

Neste artigo são analisadas as concepções de criatividade de 11 acadêmicos de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), regularmente matriculados na disciplina Psicologia da Criatividade no primeiro semestre de 2001. A psicologia histórico-cultural foi escolhida como referencial teórico e metodológico. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no início e ao final do semestre letivo. Como resultado constatou-se a permanência das concepções de criatividade por parte de 3 sujeitos. Nos demais se constatou mudanças, com destaque para a superação de uma concepção inatista de criatividade. De modo geral, destacou-se a complexificação nas respostas apresentadas pelos entrevistados, revelando que o processo vivido possibilitou ressignificações das concepções analisadas.

Keywords : criatividade; ensinar e aprender; constituição do sujeito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License