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Competência social infantil: análise discriminante entre crianças imigrantes e não imigrantes no contexto escolar de Porto Alegre

Children’s social competence: discriminant analysis among immigrant and nonimmigrant children at the educational context of Porto Alegre (Brazil)

O presente estudo visa identificar como crianças imigrantes são diferenciadas de seus pares não imigrantes, no tocante à competência social, em escolas públicas e privadas de Porto Alegre. Após tradução, adaptação e análises de fidedignidade e validade do instrumento Revised Class Play, foi aplicado em 32 crianças imigrantes de diferentes países residentes e estudando em classes regulares, assim como em seus colegas de classe (543, perfazendo um total de 575 crianças participantes). Ao instrumento foram adicionadas perguntas de cunho sociodemográfico, a fim de melhor descrever o perfil dos grupos. Os dados da análise indicam haver uma percepção do grupo imigrante como mais isolado; menos agressivo e menos sociável, por parte de seus pares não imigrantes. Tais dados contrastam com a percepção de sociabilidade por parte dos próprios imigrantes.

competência social; infância; imigração


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