SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Pragmatics and subjectivation: for a merciless ethics of the event (sense)Édipo in Freud: the movement of a theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

ALEXANDRE, Diuvani Tomazoni  and  VIEIRA, Mauro Luís. Relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 207-217. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000200007.

Este estudo teve como objetivo identificar a relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo. Participaram do estudo quatorze crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre 3 e 9 anos. Os dados foram coletados através da técnica de observação do sujeito focal. Os principais resultados foram: a) os irmãos mais velhos demonstraram-se responsivos às solicitações de afeto e cuidado em relação aos irmãos mais novos; foi registrada interação significativa entre as meninas mais velhas com os meninos mais novos; b) a brincadeira social mostrou ser uma situação favorável ao estabelecimento das interações afetivas; c) a imagem da família aparece representada pela figura materna. Conclui-se que, na falta de um adulto significativo, crianças em situação de abrigo acabam formando relações de apego umas com as outras e que a rede de apoio social representa um importante aspecto na resiliência destas crianças.

Keywords : apego; criança institucionalizada; interação criança-criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese