SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2A study on the faithfullness to the pledged word among studentsGender and stress in workers of a public university of São Paulo state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

FERNANDES, Angela Maria Dias; ROZENOWICZ, Adriana  and  FERREIRA, Joseane Pessanha. Avaliação qualitativa e a construção de indicadores sociais: caminhos de uma pesquisa/intervenção em um projeto educacional. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 243-253. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000200010.

Este texto pretende promover reflexões a respeito de uma proposta de formação de educadores organizada a partir da definição de Indicadores de Qualidade Social em Educação. Ganha importância a perspectiva de redimensionar as formulações sobre qualidade rechaçando a mediação das leis de mercado assumidas no capitalismo contemporâneo. A metodologia é pautada nas formulações da Análise Institucional, constituindo-se um campo de investigação/intervenção que buscou articular o trabalho pedagógico, a avaliação dos efeitos dessa ação nos alunos e o planejamento cotidiano, com base em um projeto geral. Esse processo reafirma um questionamento do aspecto meramente tecnicista presente nas propostas hegemônicas de formação de educadores. O projeto de pesquisa se realizou no espaço de práticas educativas de um programa social na Área da Maré/RJ, que organizava oficinas de arte em escolas públicas onde, através das propostas desenvolvidas, ganharam visibilidade as relações que ali se instituíam e as forças presentes em um processo atravessado pelas instituições do saber/poder.

Keywords : avaliação qualitativa; metodologia de pesquisa; educação pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese