SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Professional interests of a psychology undergraduate students and its relation with intelligence and personalityUsing interviews with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372On-line version ISSN 1807-0329

Abstract

GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner. O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.2, pp.279-289. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000200014.

O processo de leitura é estudado principalmente com base em dois modelos teóricos: o ascendente (bottom-up), baseado na concepção que considera o desempenho em leitura dependente do processo de decodificação, e o descendente (top-down), fundamentado na concepção que defende que a leitura se apóia especialmente na utilização de informações sintático-semânticas do texto. O presente estudo teve por objetivo investigar a contribuição do uso de informações do contexto verbal no reconhecimento de palavras. De acordo com os resultados obtidos, os sujeitos com dificuldades na leitura apoiaram-se no contexto verbal para compensar suas dificuldades, lendo corretamente 75,24% das palavras apresentadas.

Keywords : leitores principiantes; reconhecimento de palavras; contexto verbal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License