SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The role of verbal-context clues in the word-recognition processThe colour pyramid test and the panic disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372On-line version ISSN 1807-0329

Abstract

CARVALHO, Ana M. A.; BERALDO, Katharina E. A.; PEDROSA, Maria Isabel  and  COELHO, Maria Teresa. O uso de entrevistas em estudos com crianças. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.2, pp.291-300. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000200015.

Este artigo relata algumas experiências de utilização de entrevistas com crianças e reflete sobre sua utilidade e limitações. A entrevista com crianças é uma técnica ainda relativamente pouco explorada na literatura. Em nosso próprio trabalho - baseado principalmente em observação direta - entrevistas individuais ou em grupo foram utilizadas esporadicamente, a título de complementar dados observacionais,  oferecer material qualitativo para exploração posterior ou  responder a certos tipos de pergunta. Com base nessa experiência, estruturamos este texto em termos de situações- exemplo ou casos, dos quais alguns ressaltam aspectos problemáticos ou limitadores, e outros ilustram empregos dessa técnica que consideramos bem-sucedidos.

Keywords : entrevista com crianças; metodologia; relato verbal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License