SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The role of verbal-context clues in the word-recognition processThe colour pyramid test and the panic disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

CARVALHO, Ana M. A.; BERALDO, Katharina E. A.; PEDROSA, Maria Isabel  and  COELHO, Maria Teresa. O uso de entrevistas em estudos com crianças. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 291-300. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000200015.

Este artigo relata algumas experiências de utilização de entrevistas com crianças e reflete sobre sua utilidade e limitações. A entrevista com crianças é uma técnica ainda relativamente pouco explorada na literatura. Em nosso próprio trabalho - baseado principalmente em observação direta - entrevistas individuais ou em grupo foram utilizadas esporadicamente, a título de complementar dados observacionais,  oferecer material qualitativo para exploração posterior ou  responder a certos tipos de pergunta. Com base nessa experiência, estruturamos este texto em termos de situações- exemplo ou casos, dos quais alguns ressaltam aspectos problemáticos ou limitadores, e outros ilustram empregos dessa técnica que consideramos bem-sucedidos.

Keywords : entrevista com crianças; metodologia; relato verbal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese