SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Using interviews with childrenElementary Schools of Paraná State: revisiting quality and evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de; FARAH, Flávia Helena Zanetti  and  PRIMI, Ricardo. O teste das pirâmides coloridas e o transtorno do pânico. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 301-307. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000200016.

Esse estudo visa verificar evidências de validade do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister para diagnóstico de transtorno de pânico. Compuseram a amostra desse estudo 15 pacientes diagnosticados pela SCID como tendo um episódio de transtorno dopânico. Seus resultados foram comparados com os obtidos com um grupo de 109 indivíduos não-pacientes que compõem uma amostra normativa.Os dados mais significativos do ponto de vista estatístico, na comparação com o grupo de não-pacientes, foram relativos ao aumento de formações simétricas e da porcentagem do azul. As características atribuídas a esses sinais condizem com os dados encontrados na literatura que descrevem a insegurança, inibição, constrição e rompimento da relação consigo mesmo como aspectos importantes associados ao transtorno do pânico.

Keywords : avaliação psicológica; Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister; transtorno do pânico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese