SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The colour pyramid test and the panic disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

GORNI, Doralice Aparecida Paranzini. Ensino Fundamental do Paraná: revisitando a qualidade e a avaliação. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 309-318. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000200017.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo do rendimento dos alunos das 4as séries do Ensino Fundamental do Paraná nas avaliações levadas a efeito pela Secretaria de Educação em 1997 e 1998. O estudo foi realizado a partir dos percentuais de acerto dos alunos nas diferentes provas. Os resultados apontam evidências de melhora no desempenho em Matemática, Ciências e Redação e queda apenas em Português. Apesar disto, esses resultados não atingem níveis satisfatórios, pois em aproximadamente 50% das provas um número elevado de alunos alcançou percentuais inferiores à média. Esta tendência revela a necessidade de realização de uma avaliação do sistema para além do rendimento do aluno, com vistas à identificação e superação das suas reais fragilidades e deficiências.

Keywords : Ensino Fundamental do Paraná; qualidade da educação; avaliação da educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese