SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Child and adolescent, social representations and constitution processDepressive symptoms, learning strategies and academic achievement among elementary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

ESPINDULA, Daniel Henrique Pereira  and  SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Representações sobre a adolescência  a partir da ótica dos educadores sociais de adolescentes em conflito com a lei. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 357-367. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300004.

Este trabalho buscou apreender o conteúdo e estrutura das representações sociais (RS) sobre adolescência, sob a ótica dos assistentes de desenvolvimento social (ADS) de adolescentes em conflito com a lei, em medidas socioeducativas de internação. Foram feitas entrevistas com 40 educadores de três unidades da Fundação da Criança e do Adolescente, nas quais se solicitava aos participantes que falassem sobre a adolescência. Os dados foram analisados pelo software alceste.  Os resultados obtidos apontam duas representações de adolescência: a "normal", caracterizada por um momento de transição, onipotência e dificuldades no processo de desenvolvimento; e a infratora, "diferente", oriunda de uma "família desestruturada", representação que serve de modelo para as interações conflituosas que levam à infração. Os ADSs demonstram descrença na possibilidade do trabalho educativo, pela suposta ausência de uma estrutura familiar saudável e pela "fraqueza" desses adolescentes. Avanços e resistências vão se tecendo.

Keywords : adolescente em conflito com a lei; representação social; desenvolvimento humano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese