SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Representations on adolescence by the educators of juvenile transgressorsInvestigating the experience of living in a boarding school: positives and negatives aspects for the students development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

CRUVINEL, Miriam  and  BORUCHOVITCH, Evely. Sintomas depressivos, estratégias de aprendizagem e rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 369-378. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300005.

Tendo-se em vista que a incidência de sintomas depressivos tem aumentado e conhecendo os efeitos negativos desses sintomas na aprendizagem, o presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre sintomas de depressão e rendimento escolar e estratégias de aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa 169 alunos de 3ª, 4ª e 5ª séries de uma escola pública da cidade de Campinas. Os alunos eram, em sua maioria, não-repetentes, de ambos os sexos e com idade variando de 8 a 15 anos.  Os resultados sugeriram a existência de diferenças significativas entre rendimento escolar em matemática e sintomas depressivos, bem como entre rendimento escolar tanto em português quanto em matemática e o repertório de estratégias de aprendizagem dos participantes. Uma correlação significativa e negativa foi também encontrada entre os sintomas de depressão e o repertório de estratégias de aprendizagem dos participantes.

Keywords : depressão infantil; estratégia de aprendizagem; rendimento escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese