SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Depressive symptoms, learning strategies and academic achievement among elementary school studentsFamily planning: female autonomy or burden author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

MORAIS, Normanda Araujo de; LEITAO, Hilmeri da Silva; KOLLER, Sílvia Helena  and  CAMPOS, Herculano Ricardo. Notas sobre a experiência de vida num internato: aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento dos internos. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 379-387. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300006.

Este trabalho investiga os aspectos positivos e negativos da experiência de internato para o desenvolvimento de alunos de uma instituição de ensino técnico, a influência da vivência coletiva sobre o desempenho escolar e a concepção sobre um internato ideal. Foram realizadas cinco entrevistas com alunos das três séries do Ensino Médio, com idades entre 15 e 22 anos. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os aspectos positivos e os negativos da experiência de internato foram apontados a partir da categoria "convivência grupal" (possibilidade de fazer novos amigos x brigas e desentendimentos). As limitações estruturais do internato e a rotina estressante foram as principais implicações percebidas para o desempenho escolar, enquanto o internato ideal foi concebido a partir de mudanças estruturais e da qualidade das relações interpessoais. Os resultados são importantes para a compreensão de contextos educativos desse tipo, os quais são muito pouco referidos na literatura.

Keywords : internato; juventude; desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese