SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3The genealogy on FoucaultInfluences of a program of creativity in the cognitive and academic performance of students with learning disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

HONDA, Hélio. Intencionalidade e sobredeterminação: Merleau-Ponty leitor de Freud. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 417-427. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300010.

O artigo examina o sentido da aproximação feita por Merleau-Ponty entre fenomenologia e psicanálise. Discute o inconsciente em Freud e a metapsicologia da sobreterminação. Analisa as críticas ao Inconsciente e ao causalismo de Freud na explicação dos sonhos. Examina, em seguida, a concepção de inconsciente em Merleau-Ponty baseada na intencionalidade. Mostra a temporalidade como intencionalidade mais original, seio do campo de presença, cujos múltiplos feixes intencionais constituem, para Merleau-Ponty, a fonte da significação de fenômenos como o sonho. Conclui pela impossibilidade de se conciliarem doutrinas com fundamentos distintos, mas suspeita da existência de um pressuposto evolucionista comum a ambos e da possibilidade de o ecletismo filosófico de Freud justificar leituras como a de Merleau-Ponty. Sugere a necessidade de se examinarem tais fundamentos.

Keywords : intencionalidade; psicanálise; fenomenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese