SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Intentionality and overdetermination: Merleau-Ponty Freud readerReading, sense production and the inferential process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

DIAS, Tatiane Lebre; ENUMO, Sônia Regina Fiorim  and  AZEVEDO JUNIOR, Romildo Rocha. Influências de um programa de criatividade no desempenho cognitivo e acadêmico de alunos com dificuldade de aprendizagem. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 429-437. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300011.

A criatividade em crianças com dificuldade de aprendizagem é um processo complexo em face das dificuldades acadêmicas que enfrentam. Esta pesquisa investigou os efeitos de um programa de criatividade sobre o desempenho acadêmico e cognitivo de 17 alunos com dificuldade de aprendizagem, da 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental público de Vitória/ES, comparando-os a um grupo-controle. Os resultados indicaram uma melhora significativa no desempenho acadêmico (Teste de Desempenho Escolar -TDE) e cognitivo (Raven) do grupo que participou do treinamento.

Keywords : criatividade; dificuldade de aprendizagem; desempenho acadêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese