SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Influences of a program of creativity in the cognitive and academic performance of students with learning disabilitiesCognitive skills in children: comparing good readers and poor readers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde  and  DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 439-448. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300012.

Na produção de sentidos de textos, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade. Este artigo defende o argumento de que a compreensão da leitura não é orientada apenas pelas marcas gráficas do texto, mas, sobretudo pelo que estas marcas têm a dizer e pelo modo como o leitor apreende e interpreta a intenção do autor. Defende-se, ainda, que esta interpretação ocorre no momento da interação leitor/autor, gerando sentidos que variam de acordo com o leitor e com a natureza dessa interação.

Keywords : inferências; texto; produção de sentido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese