SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Reading, sense production and the inferential processThe reading comprehension evaluation and academic performance of undergraduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César  and  SUITER, Ingrid. Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 449-458. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300013.

Para buscar identificar habilidades cognitivas mais freqüentemente prejudicadas nas dificuldades de leitura, 90 crianças de pré-escola e 1ª Série foram avaliadas em leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica, vocabulário, aritmética, processamento visual e seqüenciamento. Comparando as habilidades de bons e maus leitores (acima e abaixo de 1 desvio-padrão em relação à média, respectivamente), observou-se que bons leitores foram significativamente superiores em escrita, consciência fonológica, vocabulário, memória fonológica e memória visual. Resultados sugerem uma relação funcional e forte entre processamento fonológico e leitura; funcional e moderada entre processamento seqüencial, aritmética e leitura; e fraca e correlacional entre processamento visual e leitura.

Keywords : leitura; escrita; cognição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese