SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Cognitive skills in children: comparing good readers and poor readersThe use of marijuana and its social representations: comparative study among university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

SILVA, Maria José Moraes da  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. A avaliação da compreensão em leitura e o desempenho acadêmico de universitários. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 459-467. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300014.

Este trabalho avaliou a compreensão em leitura de universitários e sua relação com o desempenho na prova de língua portuguesa no vestibular e o rendimento médio no primeiro ano. Aplicou-se o Teste de Cloze em 782 ingressantes de oito cursos de uma universidade particular e entre os principais resultados destaca-se a baixa pontuação obtida no Cloze, inferior à média de pontos possíveis, indicando que os estudantes apresentam um nível de compreensão aquém do esperado para essa etapa de escolaridade. A identificação de uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a pontuação no Cloze, o rendimento acadêmico e a nota em língua portuguesa no vestibular permite afirmar que o teste de Cloze pode ser utilizado como um instrumento preditivo do desempenho acadêmico. Acredita-se que novas pesquisas sobre o tema possibilitarão uma ampliação do conhecimento sobre as habilidades necessárias para a formação adequada do universitário.

Keywords : avaliação educacional; habilidades cognitivas; comportamento verbal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese