SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3The reading comprehension evaluation and academic performance of undergraduate studentsThe Raven's coloured progressive matrices: norms for Porto Alegre, RS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

COUTINHO, Maria da Penha de L.; ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de  and  GONTIES, Bernard. Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 469-477. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300015.

Esta pesquisa teve como objetivo comparar as representações sociais dos universitários concluintes de cursos das áreas tecnológica, da saúde e jurídica acerca do uso da maconha. Dela participaram 60 universitários, de ambos os sexos, com idade entre 22 e 30 anos. Foram utilizados como instrumento entrevistas semi-estruturadas e o material coletado categorizado através da análise de conteúdo temática de Bardin (1977). Os dados obtidos  entre os universitários possibilitaram representações consensuais e particularidades de acordo com os campos de atuação profissional. Os universitários de direito objetivaram suas representações com base nas questões legais e sociais; os de saúde, nas concepções médico-orgânica e psicossocial; e os de tecnologia fundamentaram suas representações em elementos psicossociais. Conclui-se  haver a necessidade da formulação/mudança de estratégias que sirvam de subsídios/dados à formação de profissionais, principalmente das áreas de saúde e jurídica, para serem aplicados nas suas práticas futuras de intervenção junto aos usuários de drogas e seus familiares, bem como na implementação de políticas públicas de educação e promoção da saúde.

Keywords : maconha; universitários; representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese