SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3The use of marijuana and its social representations: comparative study among university studentsAnalysis of items of a statistical reasoning test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Estudo

Print version ISSN 1413-7372

Abstract

BANDEIRA, Denise Ruschel; ALVES, Irai Cristina Boccato; GIACOMEL, Angélica Elisa  and  LORENZATTO, Luciano. Matrizes progressivas coloridas de Raven - escala especial: normas para Porto Alegre, RS. Psicol. estud. [online]. 2004, vol.9, n.3, pp. 479-486. ISSN 1413-7372.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000300016.

O Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven destina-se à avaliação do desenvolvimento intelectual de crianças de 5 a 11 anos de idade. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer normas para as crianças de Porto Alegre - RS. A amostra foi composta por 779 crianças matriculadas em escolas estaduais, de 4 anos e 9 meses a 11 anos e 9 meses. Foi constatado aumento progressivo nas médias de pontos com o aumento da idade e não foram encontradas diferenças entre meninos e meninas. Na comparação com as crianças de escolas públicas de São Paulo, as médias das crianças de Porto Alegre foram mais altas, mas em geral foram inferiores às das escolas particulares de São Paulo.  Foram estabelecidas as normas em percentis para cada faixa etária. Os resultados reforçam a necessidade do estabelecimento de normas distintas para as diferentes regiões do Brasil, principalmente em relação aos testes de inteligência.

Keywords : matrizes progressivas coloridas de Raven; avaliação da inteligência; normas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese